14 maio 2013

Viajar pela Leitura

 

v&l 01

v&l 02


v&l 03
v&l 04
v&l 05
v&l 06
v&l 06





v&l 08


 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:

visite também: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25491

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27990

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6799




v&l 09



OBSERVE OS QUADRINHOS COM ATENÇÃO E RESPONDA ÀS PERGUNTAS



1. Onde esse texto foi publicado?
2. O que o dono do Garfield estava fazendo no primeiro quadrinho?
3. Porque você acha que o Garfield não estava por perto?
4. Você acha certa a atitude do Garfield? Explique!



v&l 10



(Imagem retirada do site: http://www.comlimao.com/2008/02/09/garfield-segredos/ )
  • Questões:
  • Por que o Garfield fez a pergunta: "Últimas palavras?" no primeiro quadrinho?
  • O que o gato pretendia fazer?
  • Por que ele pensou: "Ele é bom"?
  • Ao final, Garfield pede o seu dono para se casar com a moça que matou o inseto. Por que?

v&l11


Exercícios sobre Interpretação de texto – Menino maluquinho

 


1. Quem são as personagens dessa historinha?
Lobo Mau e Chapelzinho vermelho.
2. Quem a menina encontrou no caminho?
 Lobo mau
3. A música cantada pela menina e a fala do Menino Maluquinho nos faz lembrar personagens de histórias bem conhecidas. Quais são elas?
Chapelzinho vermelho e os Três porquinhos
4. A menina perguntou “Você errou de ‘script’ ou tá me chamando de porquinha?” Por que?
Pois a fala do menino maluquinho é a mesma utilizada na história dos três porquinhos.
5. Quem é o autor dessa história em quadrinhos?
Ziraldo Alves
6. Você sabe o que é “script”? Por que essa palavra está entre aspas?
Está em aspas para destacar.
Significa: Texto escrito de um programa de rádio ou televisão ou do enredo de um filme cinematográfico.
7. Observe o primeiro quadrinho. Como é possível saber que a menina estava cantando?
Devido a expressão em seu rosto e as notas musicais ao seu redor.
8. Agora observe o segundo quadrinho. Por que a palavra “GRÁÁÁ” está escrita com letras maiores do que as outras?
Para indicar Grito, uma fala mais alta que a da menina.
9. Qual a reação da menina no segundo quadrinho? O que demonstra isso?
Susto ou espanto. Ela não esperava que o menino maluquinho aparecesse daquela forma.
10. Observe o terceiro quadrinho. Qual o significado da palavra “bufar”? Encontre um sinônimo para essa palavra.
v.i. Expelir ar pela boca, com força.
Bras. Dar bufas.
Bras. (Gír.) Protestar com veemência, enfurecer-se: bufar de raiva.
Sinônimos de Bufar
Sinônimo de bufar: arquejar e reclamar

v&l 12





1)  O professor entrega o texto abaixo propondo a leitura do mesmo.

2) Em seguida o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Que texto é este?
b) Quem são os personagens que aparecem nele?
c) Para que serve esse texto?
d) Quem são os leitores desse tipo de texto?
e) Você costuma ler textos como este?
f) Onde esses textos são encontrados?
g) Todos os textos como este são com os mesmos personagens?
h) As histórias são todas do mesmo tamanho deste?
i) Como esse texto está organizado?
j) O que tem nesse texto e que nos permite entendê-lo?
OBS: É importante enfatizar que esta pequena história em quadrinho é chamada de TIRINHA, porque possui 03 quadrinhos.
Outras tirinhas poderão ser encontradas no endereço:
http://www.monica.com.br/i-home.htm 

v&l 13


v&l 14

v&l 15





CONTOS: 



v&l 16

v&l 17

v&l 18

v&l 19

v&l 20

v&l 21
v&l 22

  
v&l 23

v&l 24

v&l 25

v&l 26

v&l 27

v&l 28

v&l 29

v&l 30
v&l 31
v&l 32

v&l 33



CHARGE:

v&l 34

v&l 35

v&l 36


TEXTO INFORMATIVO:
v&l 37

v&l 38

v&l 39

v&l 40

v&l 41

v&l 42

v&l 43

FÁBULA:

v&l 44


v&l 45

v&l 46
v&l 47

v&l 48
v&l 49

v&l 50











TEXTO PUBLICITÁRIO:

v&l 51

v&l 52

v&l 53

v&l 54



CONVITE:

v&l 55

v&l 56

v&l 57

v&l 58




CARTAZ:

v&l 59

v&l 60

v&l 61

v&l 62

v&l 63

v&l 64

v&l 65



v&l 66




CARTÃO



O cartão -postal ou postal é um tipo de especial de cartão, composto de duas partes: frente e verso. Geralmente é utilizado  por turistas em viagens.


1- Que imagem aparece na frente do postal acima?

2-Remetente é quem envia a mensagem´
Destinatário  é quem recebe.

Responda:

a- Quem é o remetente do postal acima?

b- Quem é o destinatário?

3-No verso dos postais, ghá espaço reservado ao texto. No verso do postal lido:

a- Como é o texto:longo ou curto?
b- O que o texto de Teca informa?
c- Além  da mensagem, o que mais há no verso do postal?

4- Observe a linguagem empragadano texto do postal.Que palavras e expressões mostram que as amigas Teca e Juju são íntimas e tratam sem cerimônias?