11 outubro 2011

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS
Ser criança é saber perdoar,
é saber amar,
e não guardar mágoas.

Ser criança é brincar,
correr,
viver feliz.

Ser criança é viver na eternidade,
sonhar sonhos de esperança
para encontrar um mundo melhor!
 Quem dera se todos tivesse a alegria de ser criança! 



29 setembro 2011

Projeto: EU E MINHA HISTÓRIA


"EU E MINHA HISTÓRIA"

Públicos envolvidos no Projeto:
N° de Crianças e Adolescentes participantes do Projeto: 84 crianças
Turma: E F G Turno:Vespertino
Nome dos Educadores Maria Arleti, Cecilia, Jucilene.
Nome do coordenador Pedagógico da turma: Edna
Nome do(a) Assessor(a) pedagógico(a):Isabel

Painel do trajeto da expedição investigativa
 
 

Atividades relacionada ao corpo humano

Momento de interação com o pai de um aluno
Em seu local de trabalho.

Expedição Investigativa: 

Surgiu através da observação de um aluno em sala de aula. A professora estava explicando a atividade no quadro. Quando um aluno dos alunos estava desfolhando um livro de ciências, deparou com duas figuras nuas, de um menino e menina, ficou curiosa mostrando para os demais colegas, uma das alunas passou para a professora o que estava acontecendo, então e mesma chamou sua atenção, mas ficou pensando em desenvolver junto com eles sobre a importância do desenvolvimento humano, o valor da vida, e o meio em que vivemos.
Sentamos as três professoras da 2º fase do 1º ciclo e pensamos em desenvolver esse projeto e começamos a traçar as metas e de que forma iríamos começar e trabalhar em sala e fora. E a partir daí começamos desenvolver o projeto em sala com atividades lúdicas, e demais área de conhecimentos, com isso fizemos uma expedição investigativa nas proximidades da escola e pedimos que eles observassem tudo que os deixava FELIZ e TRISTE no meio em vivemos e foi extraordinária a percepção dos mesmos e ainda um pai de uma das alunas quis dar a eles refrigerante e com isso eles ficaram muito feliz. Foi muito importante, pois o pai deu uma importância tão grande ao trabalho que estávamos desenvolvendo com eles. Seguindo a caminhada nos deparamos com uma mãe gravida de sete meses eles ficaram encantados e a entrevistaram perguntaram quantos filhos ela já tinha além do que estava esperando, se a alimentação era importante e saudável para que a criança nascesse com saúde, e os outros três ela mandava pra escola, onde trabalhava? como era a rotina em sua casa, e esta senhora sentou e com muito carinho respondeu a todas as perguntas dizendo ainda que ficou lisonjeada por ter sido escolhida para a entrevista. Resolvemos então convidar a mãe de um aluno a senhora Claudete Oliveira, para uma palestra com as turmas no que foi muito feliz pois seu conhecimento de causa nos deixou impressionados. Ela falou sobre a importância de uma identidade, que não é só nascer, mas para que possamos ter uma identidade e para sermos reconhecidos como cidadão temos que ter vários documentos, que nos identifique e sua importância durante toda nossa vida, como a Certidão de Nascimento, Vacina, RG, CPF, Batismo, Habilitação, Casamento, e até o ultimo documento a certidão de óbito e para que servem. O que chamou muita atenção dos alunos.


Projeto Reciclar


“Nada se perde, tudo se transforma”
 
Lixo recolhido no entorno da escola e no pátio


Mesa de separação por tipo de material.

Plástico prensado – garrafas Pet.
Público envolvido no Projeto:
N° de Crianças e Adolescentes participantes do Projeto: 50
Turma(s): 3ª fase 1º Ciclo “E” e “I” Turno: vespertino
Nome dos Educadores participantes e área em que atua:
Edilene Ester Quaini Costa Beber - Unidocência
Mariza Marques da Silva Furtado - Unidocência
Nome do coordenador Pedagógico da turma: Edna Ferreira de Macedo.
Nome do(a) Assessor(a) pedagógico(a): Izabel Cristina Rezende de Quadros
Objetivo geral:
Com este trabalho pretendemos estimular a participação da comunidade escolar quanto a seleção e destinação correta do lixo produzido na escola e nas residências, criando hábitos que vizem a conservação do meio ambiente através de ações que reduzam o consumo de produtos com embalagens que não são biodegradáveis e a quantidade de lixo produzido nas residências e no ambiente escolar e criar brinquedos para as crianças aproveitando materiais reciclados.

 



28 setembro 2011

Projeto “A Importância do brincar na aprendizagem”

Projeto “A Importância do brincar na aprendizagem”

 
 
Brincadeiras coletiva proposta por um educando

Públicos - Envolvido no Projeto:
N° de Participantes 111 Educandos;
Projeto: A importância do brincar na aprendizagem
1º Ciclo 1ª fase - Turmas: A, B, C, E, F.
Turno: Matutino e Vespertino
Nome dos Educadores participantes e área em que atua: Elza, Rosania, Josefina, Eloina.
Nome do Coordenador Pedagógico: Edna
Nome do (a) Assessor (a) pedagógico (a): Izabel Cristina

Objetivo geral:
Resgatar e valorizar as brincadeiras mais antigas, proporcionando a interação família e escola, motivando-os ao aprendizado de forma prazerosa, levando-os ao mundo mágico do aprender brincando, preservando a formação sociocultural de uma geração livre de qualquer preconceito, falar em brincar é compreender o mundo mágico das crianças, pois o brincar é fundamental para desenvolvimento saudável da criança, pois elas precisam ter a compreensão de cooperação, união, que em suas atitudes os valores prevaleçam.

 


Projeto "Monteiro Lobato"

Projeto Monteiro Lobato